Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Kinesio tape







Alguns de vocês talvez se lembrem que apesar de eu conseguir correr ultras distancias, tenho problemas sérios na coluna como hérnias de disco e protusoes discais, o que há algum tempo atrás me causava dores muito fortes na lombar ate me impedindo de treinar.

Um exemplo foi há dois anos quando fui correr 100km em Santander na Espanha. Mais ou menos um mês antes da prova estava com muita dor de dente e descobri que era um canal que tinha que tratar, ainda consegui correr a meia da tribuna em incríveis 1h18minutos mesmo com dor. Quando fui tratar, de tanta dor travei na cadeira da dentista mesmo, cheguei com 34 anos de idade e sai com 80 e não e' exagero.

Sai todo curvado mal conseguindo andar, e o pior e' que só faltavam três semanas para os 100km, fiquei desesperado, já tinha comprado passagens e estava inscrito, tinha conseguido licença do serviço e tinha travado!!!!

Foi ai que encontrei minha salvação, um amigo fisioterapeuta, quiroprata e craque na acupuntura. O Atef Yassin, era dificil de acreditar como eu estava torto, tanto que ele tirou ate fotos para futuras avaliacoes e ate mesmo palestras, ele me disse que iria me curar, começamos com algumas manipulacoes e entramos com o tratamento com agulhas, o tempo estava curto e em duas semanas já estava com a postura reta, porem o tempo todo eu ficava receoso de travar de novo, o que no meu caso só atrapalhava.

Deixa eu explicar, quando fui tratar o canal fiquei tão tenso com a dor, que toda a musculatura que envolve as vértebras da lombar involuntariamente se contraiu comprimindo a hérnia, o que me fez travar e o Atef conseguiu fazer com que a musculatura se soltasse novamente para eu voltar a andar reto e ate mesmo correr. Pra minha alegria não só fui para a Espanha, como consegui chegar na 24ª posição no geral e 5º na categoria com o tempo de 9h30minutos em um circuito de 10km com subidas e descidas.

Dai em diante passamos a cuidar deste meu problema uma vez por semana, aprendi a exercitar músculos muito difíceis com exercícios de respiração,equilíbrio e propriocepcao, desde então nunca mais travei, apesar de continuar com as hérnias na lombar.

Acho que tudo depende da forca de vontade da pessoa e e' lógico da ajuda de um profissional competente. Agradeço muito a este cara que já e' mais do que meu fisio e' meu irmão praticamente.

O Atef acabou de voltar da Austrália, pais numero um em fisioterapia, onde foi estudar novas técnicas da profissão, Pra minha sorte ele chegou duas semanas antes de eu ir para a spartathlon e me apresentou a Kinesio tape, que já e' utilizada por atletas do mundo inteiro e aceita ate mesmo nas olimpíadas, serve para curar lesões musculares entre outras.

Bem, pra resumir em linguagem leiga, quando colocou a fita em minhas costas a impressão que tive foi de segurança e aproveitamos também para colocar nas minhas pernas que estavam fadigadas devido ao treino, quando cheguei na Grécia vi diversos atletas utilizando em diferentes partes do corpo, joelhos, posterior da coxa, panturrilhas, costas fiquei impressionado com a quantidade de atletas utilizando e eu recomendo e indico para qualquer tipo de atleta independente do esporte, KINESIO TAPE. ultra abracos.

5 comentários:

  1. Harry que bom que vc ficou curado, a fisio hj em dia pelo que vejo está ajudando muito o corredor..Agora só faltou as fotos para nos mostrar aqui como é este treinamento.
    Obrigado por votar no meu blog...Vc é parente ou conhece o Harry do WEBRUN, pois este nome é raro e até agora só vi vcs com esse nome.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Gabriel, sou fisioterapeuta, e fiz um trabalho com uns maratonistas na maratona cross country de buzios que teve em setembro de 2010. da uma olhada no meu blog, fala um pouco da kinesio.

    http://ftmanual.blogspot.com/2010/10/kinesio-taping.html#comments

    Abraços !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Harry, muito apropriado esse assunto, pois o pessoal não tem noção do que se trata quando vê vc usando a Kinesio na praia, aquele dia que nós estavamos correndo, e vc estava com a azul e rosa, uma amiga viu a gente e deixou uma pergunta no meu orkut, querendo saber o porquê das fitas, achou que era só estilo. kkkk.

    ResponderExcluir
  5. Pqp quando vi seu nome na minha categoria dei adeus ao podio na ultra de pg ...kkkkk Abraço GUERREIRO AGENTE SE TROMBA LÁ NA PROVA.

    ResponderExcluir